3 motivos que podem levar a apreensão do automóvel

A situação de ter seu carro apreendido é muito desconfortável e pode acabar trazendo custos desnecessários para você. Para evitar este tipo de inconveniência é preciso tomar certos cuidados, e principalmente estar ciente das circunstâncias que podem levar à apreensão do seu automóvel.

Confira a seguir 3 motivos muito comuns que podem levar os motoristas de todo o país a terem seus veículos apreendidos e saiba como evitá-los:

3 motivos que podem levar a apreensão do automóvel

Quando seu veículo é apreendido, ele fica em posse do DETRAN de sua região e só poderá ser liberado quando o problema em questão for solucionado. O automóvel ficará parado em um depósito até que seja autorizada a retirada dele. Para garantir que nada disso aconteça a você e ao seu veículo, atente-se às seguintes situações:

Documentação do carro vencida

Há impostos obrigatórios anuais que asseguram a realização do licenciamento DF do seu veículo. O licenciamento garante que seu carro está circulando em situação regular e que a vistoria anual do automóvel está em dias. Portanto, fique atento ao prazo de pagamento das taxas obrigatórias. A não quitação do imposto pode gerar juros.

Dirigir embriagado

Não ser capaz de dirigir por estar embriagado, tendo realizado o teste do bafômetro ou não, pode sim levar o seu veículo a ser rebocado. Além da apreensão, a carteira de motorista do autuado pode ser suspensa. Se houver outro motorista que seja capaz de conduzir o veículo e esteja portando carteira de motorista, a apreensão pode ser evitada.

Não estar com os documentos do veículo

A documentação do veículo garante, por exemplo, que ele não está irregular e não se trata de um veículo roubado. É preciso estar portando um documento que comprove a posse e legalização do veículo, tal como o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo). Se autuado sem estar portando os documentos, o motorista pode ter o carro rebocado a qualquer instante. Muitas vezes, alguns agentes de trânsito permitem que uma terceira pessoa leve os documentos até o local de fiscalização para realizar a liberação do automóvel.

O que fazer caso haja a apreensão?

O valor do reboque e das diárias do depósito onde o seu veículo ficará são pagas por você. Então, além de ter que solucionar o problema que levou o seu carro a ser apreendido, você terá que pagar os valores do reboque e valores pendentes. Ao sanar o problema, a liberação do seu automóvel pode ser feita no próximo dia útil.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *