Quem pode se inscrever no Prouni e no SISU?

Quem está pensando em começar um curso de nível superior, com certeza já ouviu falar no Prouni e no Sisu. Além de facilitarem o acesso dos participantes às vagas ofertadas, esteses sistemas também democratizaram a distribuição dos cursos disponíveis.

Os programas dispõem de alguns requisitos e o mais importantes deles é a participação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Confira a seguir quem pode se inscrever no Prouni e no Sisu:

O Sisu

O Sisu corresponde ao Sistema de Seleção Unificada e é direcionado para a distribuição de vagas da rede pública nos mais diversos cursos. Após a sua participação no Enem, o estudante deverá aguardar o período de inscrição do sistema para aplicar a sua nota.

Quem quer garantir o ingresso em uma universidade pública deve estar preparado para a grande concorrência do programa. Se você quer ficar preparado para o processo, deve saber que pode utilizar o simular Nota Sisu a fim de estabelecer metas.

Você poderá se inscrever no sistema através da plataforma digital e para assegurar a sua bolsa de estudos, é preciso que a sua nota no Enem supere a nota de corte do Sisu.

Quem pode participar?

Para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada, o candidato deverá estar de acordo com alguns critérios do programa. São eles:

  • Ter realizado a versão mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio;
  • Não ter zerado a redação do Enem;
  • Atingir as pontuações mínimas estabelecidas por cada curso e instituição.

O Prouni

O Prouni corresponde ao Programa Nacional do Ensino Médio e ele é totalmente direcionado ao ingresso dos estudantes para a rede particular de ensino através de bolsas de estudo parciais ou integrais.

As inscrições Prouni podem ser, assim como o Sisu, realizadas duas vezes ao ano: no começo do primeiro semestre e no começo do segundo semestre.

Vale lembrar também que quem não conseguiu ingressar de primeira, pode aguardar por sua vaga na lista de esperaEsta lista tem o intuito de preencher as vagas remanescentes.

Quem pode participar?

Assim como o Sisu, o Programa Universidade Para Todos também irá dispor de alguns requisitos para qualificar seus participantes. São eles:

  • Ter cursado o ensino médio na rede pública de ensino;
  • Ter cursado o ensino médio na rede particular a condição de bolsista integral;
  • Ter renda mensal de até três salários mínimos vigentes;
  • Ter participado da última versão do Enem;
  • Não zerar a redação do exame.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *