Quero cancelar o o FIES? Como fazer?

O FIES é um programa que auxilia os jovens e adultos de baixa renda a ingressarem no ensino superior. Para manter o recurso oferecido por este programa, o estudante deverá cumprir com as regras de funcionamento do mesmo.

Pode ser que, por alguma razão, o estudante queira cancelar o financiamento. Neste caso, é preciso ter muito cuidado para não perder o direito de voltar a usar este recurso. Quer saber como fazer para cancelar o FIES? Confira as informações a seguir e saiba de tudo:

O que é o FIES?

O FIES é um programa de financiamento estudantil com os juros mais baixos do mercado, que funciona a favor dos estudantes de baixa renda. A inciativa permite que as pessoas possam estudar nas melhores instituições privadas do país e só se preocupar a devolver o valor integral ao final do curso.

Para realizar o financiamento e começar a estudar nos próximos meses, é preciso fazer as inscrições FIES 2019Se estiver de acordo com os requisitos do programa, o estudante pode receber o auxílio.

Depois, é só firmar o contrato no banco de sua escolha. Para esclarecer os valores do financiamento, a dica é utilizar o simulador FIES e estar preparado par todas as taxas.

O que pode levar a perder o benefício?

Para manter o suporte do FIES, o estudante deverá cumprir com alguns requisitos. Um deles, é o pagamento trimestral de um valor básico para o programa.

Também é importante ter 75% de aproveitamento nas matérias do curso, assim como presença. É fundamental realizar periodicamente, no tempo estimulado pelo FIES, o aditamento obrigatório.

Se vier a não cumprir as regras do financiamento, o estudante pode perder o recurso. Por isso, o mais recomendado é cancelar corretamente o FIES para que ele possa ser utilizado depois, caso você precise.

Como cancelar  o recurso?

Cancelar o FIES é mais simples do que você imagina! Para suspender o benefício, por qualquer razaão, a pessoa que recebe o financiamento deve acessar a plataforma digital do SisFies e solicitar o cancelamento através dele.

Mas você deve ficar atento! Geralmente, o processo de suspensão do benefício só é computadorizado até o dia 15 entre os meses de janeiro e maio e junho e dezembro. Após o dia 15, o cancelamento é registrado no mês seguinte.

Ao solicitar a suspensão, é preciso escolher a forma de pagamento do financiamento utilizado. Será cobrado apenas o que você utilizou. Existem diversas opções de quitação que podem ajudar você!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *